Concepção de Desenvolvimento
 

Setores do Rapel
O Rapel é utilizado nos seguintes setores econômicos: Turismo, Industrial e Educação/treinamentos. E desempenhando um papel importante nos setores primário, secundário e terciário da economia. É utilizado em diversas subcategorias: Setor militar, Esporte, Entretenimento, Cursos, Resgate, Segurança, Prestação de Serviços em Altura etc.
No geral o Rapel possui diferentes setores segmentados de atuação.

Setores segmentados do Rapel
As quatros modalidades classificatórias existentes do rapel: Rapel Complementar, Rapel Tático, Rapel de Resgate e Rapel Esportivo dão origem a diversos segmentos de atuação, formando ramos de atividades para atuação de profissionais e empresas. Exemplo:
Rapel turismo;
Rapel cursos;
Rapel esportivo;
Rapel prestação de serviço em altura;
Rapel Resgate;
Rapel Atividades Militares etc.

Desses segmentos de atuação o Rapel turismo, cursos e esportivo, atual de forma relacionada, um complementando o outro. a IDR e Confederação Brasileira de Rapel, juntos temos diversos Projetos e/ou Programas para o desenvolvimento dos três setores econômicos do rapel.

Rapel e o Turismo de Aventura
O Rapel é o segundo esporte de montanhas mais praticado no Brasil, perdendo apenas para o trekking de montanhas, uns dos principais fatores que levou o Rapel a esse patamar, é pelo fato do Rapel ser um esporte de lazer para o público em geral, ou seja, não é somente Rapeleiros treinados que podem praticar o Rapel, também pessoas leigas no assunto que nunca praticam Rapel, podem fazer o Rapel de imediato e naturalmente, desde que esteja acompanhada por um instrutor experiente, devido a isso, o Rapel veio se popularizando vertiginosamente nos últimos anos.
O Rapel se tornou uma opção de lazer, pois, há alguns fatores que o favorecem: O Rapel é um esporte radical de muita adrenalina e ao mesmo tempo um esporte muito seguro, e ainda, não requer do praticante um prepara físico, por não fazer esforço físico durante a prática do Rapel; Outros fatores, é por ser um esporte que proporciona o contato com a natureza e montanhas, praticado ao ar livre, que normalmente está associado a um piquenique ou a um trekking na montanha. Todo esse conjunto de fatores torna o Rapel um esporte muito recreativo.
Aproveitando esse mercado, existem diversas empresas de ecoturismo, grupos desportistas, e profissionais freelancer que comercializam o esporte Rapel para terceiros popularizando ainda mais o Rapel no Brasil, criando um novo perfil de praticantes de Rapel, os Rapeleiros casuais, esses que praticam esporte de vez em quando, que logo se torna um hobby.

Seguimento Rapel profissionalizante no T.A.
Devido ao crescente mercado do Rapel ecoturismo no Brasil, em especial nos estados montanhosos, o Instrutor de Rapel se tornou uma profissão lucrativa, seja trabalhando como freelancer ou agregado a uma empresa de ecoturismo. Com isso, o Instrutor de Rapel se tornou uma profissão muito lucrativa, com esse mercado de Rapel ecoturismo que vem crescendo vertiginosamente a cada ano.
Para se tornar um instrutor de Rapel é necessário fazer um curso de “Instrutor de Rapel”, para ter a qualificação técnica para oferecer Rapel para terceiros; Até mesmo porque, o Rapel é uma atividade de alto risco, qualquer que seja a modalidade a ser praticada, exige um devido treinamento e preparo do Rapeleiro, o risco de acidente é iminente, e pode levar desde uma lesão séria até mesmo a morte. É rigorosamente recomendado que não pratique Rapel sem a presença de um instrutor qualificado e preparado para sanar qualquer situação de risco que o Rapel possa expor. O Rapel só é seguro desde que praticado com a segurança adequada.

Rapel Competitivo
No setor do Rapel Competitivo estão Atletas Rapeleiros que praticam o esporte Rapel por competição, com modalidades e campeonatos regidos pela Confederação Brasileira de Rapel (CBR), neste setor do Rapel Competitivo, formando diversos seguimentos de atuação para profissionais e também para empresas, inclusive de outros setores do Rapel.

Relação do Rapel Competitivo e outros setores do Rapel
O setor Rapel Competitivo complementa os dois setores Rapel Turismo e o Rapel Profissionalizante, absolvendo a demanda de atletas, representação publicitária das empresas e o agenciamento da imagem individual do profissional de alguns segmentos tanto do Rapel Turismo quanto do Rapel Profissionalizante.

Rapel Profissionalizante
Enquadram-se no setor do Rapel profissionalizante empresas e/ou profissionais autônomos que utilizam a técnica de descensão e ascensão do Rapel para execuções de serviços em alturas, aplicados em diversas áreas, tais como, indústria, Construção Civil, Bombeiros Civil, Rapel Turismo e etc.

Seguimento do Rapel profissionalizante
Para atender esse mercado os profissionais do Rapel, precisam ter uma qualificação adequada, onde entra o seguimento de cursos de profissionalizantes para cada setor com sua atividade específica. Existem entidades específicas de cada setor, Rapel Turismo, Competitivo e o Profissionalizante que fornece cursos homologados específicos respectivo para cada segmento de atuação do Rapel no Brasil. Esses cursos homologados são mencionados por empresas/instituições de ensino com a proposta de capacitar o profissional para atuar no mercado.

Perfil dos Praticantes de Rapel
Há quatro perfis de praticantes de Rapel o Praticante casual; Por esporte; Como profissão remunerada e o Desportista profissional competitivo:
Praticante Casual – Esses que praticam o Rapel uma vez ou outra, a convite de instrutores, amigos ou em um evento esportivo de Rapel para terceiros.
Por Esporte – Os que praticam como um hobby, esses tem o Rapel como um lazer, estão sempre praticando o Rapel em suas horas vagas.
Profissão Remunerada – São profissionais instrutores de Rapel que oferecem o Rapel para terceiros como prática de lazer, ou também profissionais que utilizam o Rapel para execuções de serviços em alturas.
Desportista Competitivo – São Rapeleiros desportista profissional competitivo que praticam o esporte para competir, concorrer a prêmios e conquistar recordes.


IDR - Whatsapp:  (27) 98100-1000
IDR | Sede Nacional - Vitória; ES
Av. Jerônimo Monteiro, nº 1000 - Sala 1505 - CEP: 29010-004
Centro, Vitória - ES

contato@idr.srv.br | desenvolvimento@idr.srv.br | reclamar-sugerir@idr.srv.br


IDR - Instituto de Desenvolvimento do Rapel
Copyright © IDR