O que é o Rapel
Tecnicamente falando o Rapel é um conjunto de técnicas munida com equipamentos adequados que se utiliza corda para fazer a descensão e transpor obstáculos verticais independente do grau inclinação, tais como: paredes, declives, vão aéreos, cascatas, morros etc.
Utilização do Rapel
O Rapel é utilizado nos seguintes setores econômicos: Turismo, Industrial e Educação/treinamentos. E desempenhando um papel importante nos setores primário, secundário e terciário da economia. É utilizado em diversas subcategorias.
O Rapel se divide em quatros modalidades classificatórias: Rapel Complementar, Rapel Tático, Rapel de Resgate e o Rapel Esportivo. O Rapel Esportivo possui modalidades de competição: Rapel Stopwatch e Rapel Primp.
(Fonte: Livro Rapel Técnico ISBN 978-65-900500-0-7)
O Nome Rapel
O nome RAPPEL com duas letras “P” origina-se do francês, que em português significa: Trazer; reaver; uma ação para trazer de volta alguém ou alguma coisa. A palavra Rappel foi transliterada para português com apenas uma letra “P” ficando da seguinte forma: RAPEL. A denominação pode variar de acordo com o idioma, por exemplo, em alguns países denomina-se Abseiling que tem origem de (abseilen) do alemão.
(Fonte: Livro Rapel Técnico ISBN 978-65-900500-0-7)
Surgimento do Rapel
Os primeiros relatos das técnicas foram com os espeleólogos, que utilizavam a técnica do Rapel para terem acessos às cavernas que antes não tinha acesso, com a corda alcançavam os locais almejados, posteriormente a técnica passou a ser difundida com os alpinistas.
Aqui no Brasil o Rapel começou a sua prática como uma técnica para complementar outros esportes de montanhas, porém, começou a se difundir na década de 90.
Rapel Esportivo
Com aumento da quantidade de pessoas que praticavam exclusivamente o Rapel, a atividade se tornou um esporte deixando de ser apenas uma atividade, nos primeiros anos do século XXI o Rapel se consolidou como um esporte, anos depois se tornou um esporte de competição com diferentes modalidades e estilos.
O Rapel Esportivo está enfocado somente para descensão de Rapel e suas variações de manobras, com isso, ao longo dos anos foram desenvolvendo inúmeras novas técnicas e novas manobras, tornando o Rapel Esportivo a modalidade mais referta das demais modalidades de Rapel.
Perfil dos Praticantes de Rapel Esportivo - Há quatro tipos de praticantes de Rapel; Casualmente; Por esporte; Como profissão remunerada; Desportista profissional Competitivo.